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Verão Saudável

Verão é sinônimo de sol, de praia e de muito calor. A quantidade de roupa diminui e, consequentemente, a preocupação com o corpo aumenta. É importante ressaltar que esse cuidado deve ir além da questão estética, principalmente se estiver relacionado a dietas radicais e duvidosas. No verão, as pessoas devem se preocupar com a hidratação do corpo e dar preferência aos alimentos leves, já que a digestão de refeições ricas em gorduras é mais difícil e, quando aliada ao calor, pode causar desconforto e mal-estar.

Para você aproveitar a estação plenamente, seguem algumas dicas:

– Consuma alimentos ricos em betacaroteno, que auxiliam no processo de bronzeamento e na manutenção da tonalidade da pele. Opte por alimentos como abóbora, cenoura, laranja, manga e tomate.

– Consuma também alimentos fontes de ômega-3, que além de prevenir manchas e ressecamento da pele, auxiliam na absorção do betacaroteno. Boas opções são as sementes de chia e de linhaça, que podem ser acrescidas a vitaminas, a saladas de frutas e a iogurtes.

– Tome bastante líquido para hidratar-se (pelo menos 2 litros por dia), afinal, no verão, sentimos muito calor, transpiramos mais e precisamos repor os  líquidos perdidos. Água, água de coco, sucos naturais e chá gelado são boas alternativas de consumo.

Dica da nutricionista: consuma água aromatizada! São fáceis de preparar, leves, saudáveis e econômicas. Combinando frutas, vegetais, especiarias, ervas e água gelada, é possível preparar uma grande variedade de águas aromatizadas, especialmente agradáveis em dias de calor.

– Tenha uma alimentação repleta de vegetais. Eles são ricos em minerais que são perdidos na transpiração, contêm compostos antioxidantes que inibem a ação de radicais livres (que provocam o envelhecimento precoce da pele após exposição excessiva ao sol) e ainda são repletos de água, ajudando na hidratação do organismo.

– Alguns temperos ajudam a acelerar o metabolismo, como a canela, que pode ser salpicada em frutas o gengibre, ideal para ser consumido em sucos e em saladas e o óleo de coco, que pode substituir outra gordura na hora de cozinhar os alimentos.

– Deu vontade de comer doce? Tome um picolé de fruta! Essa é uma opção mais nutritiva, com poucas calorias e ainda ajuda a refrescar.

– E, por fim, escolha um exercício que lhe agrade. A prática regular e orientada de atividade física, associada à alimentação saudável, auxilia na prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes, além de doenças cardiovasculares. Quanto mais ativa a pessoa se torna, melhor é a sua qualidade de vida.

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